Coisa Mais Linda » Blog Archive » Cuidados com cabelos de criança
Cuidados com cabelos de criança
01/10/2013 - Cabelo
Oi coisas mais lindas!
Hoje nosso post será dedicado a você mamãe, titia ou vovó que acompanha o blog. Vamos falar da cabeleira das nossas pequenas. Se engana quem pensa que cuidar de cabelos de adulto é a mesma coisa que de uma criança. Existem cuidados especiais, e para isso, vamos esclarecer todas as dúvidas.
1- Os produtos que uso no meu cabelo, também podem ser usados no cabelo da minha filha?
Não. O couro cabeludo de uma criança é totalmente diferente de um adulto. É mais sensível, e o uso desses produtos podem gerar alergias ou até intoxicação.
O ideal é que se use produtos neutros, sem cheiro, ou específicos para crianças. Há várias marcas, vários gostos e preços, então o ideal é procurar aquele que mais combina com o cabelo da criança. O processo de lavagem é semelhante a de um adulto, com aplicação do shampoo apenas 1x, depois o condicionador e por último o creme. É melhor que deixe o tempo de 1 dia para lavar o cabelo (um dia sim, o outro não).

 

 

2 – Como pentear os cabelos de uma criança?
Os pentes mais indicados, isso também serve para adultos, são os de madeira, ou ainda com dentes mais grossos e com um maior espaço entre eles, ou ainda escovas que NÃO contenham aquelas bolinhas na ponta, pois fazem quebrar muito o cabelo. O movimento correto de pentear é de baixo para cima, ou seja, começa a escovar pelas pontas e vai subindo pelo restante do cabelo. É um método bem mais fácil e que evita quebrar o cabelo por conta do nós.

 

 

3 – É aconselhável usar produtos químicos como tinturas, escovas progressivas ou algum outro tipo de produto?Não. Pelo mesmo fato do couro cabeludo ser mais sensível, e poder provocar reações alérgicas. Além disso, o cabelo das crianças não estão em plena formação, podemos comparar a uma fruta que ainda não está madura o suficiente para uso, o mesmo acontece com os cabelos de uma criança, se você usar produtos como formol, água oxigenada poderá atrapalhar a fibra natural dos fios, até que eles se desenvolvam. O ideal mesmo é esperar até o fim da adolescência para começar a pôr química nos fios. Porém para quem não consegue esperar até que a idade ideal chegue, os processos com química aqui no Brasil são permitidos a partir dos 12 anos.

 

4 – E quanto ao uso do secador, chapinha ou baby liss?

Não há problema algum de usar DE VEZ EM QUANDO esses tipos de recursos, mas não é recomendável que isso vire rotina nos cabelos das crianças. É melhor que se faça penteados (Com cabelo seco, pois se estiverem molhados causam mofos, e corre o risco de cortar os cabelos), e se for usar algum desses recursos, que faça somente no caso de festas, pois é um caso excepcional.

 

Produtos indicados para cada tipo de cabelo:

Várias são as opções que encontramos hoje no mercado da beleza, por isso na hora de comprar os produtos para sua filha, procure analisar o tipo de cabelo que ela tem. Não adianta comprar uma linha para cabelos lisos se ela tem cabelos cacheados, e por aí vai. São quatro, os tipos de cabelos: LISO, ONDULADO, CACHEADO e CRESPO. Então mamãe, titia, vovó, procure ver qual é o tipo de cabelo da criança, pois o produto fará seus efeitos se usados corretamente, no tipo correto de cabelo. É até melhor usar a linha correta porque, se o cabelo for cacheado ou crespo, por exemplo, ele trará mais hidratação aos fios, já que esses tipos de cabelos tendem a ser mais ressecados, e por sua vez, os cabelos lisos e ondulados precisam de uma hidratação, porém com controle da oleosidade da raiz. Procure então na EMBALAGEM o que se fala, e verifique se é compatível com o cabelo da criança. Geralmente as marcas para crianças especificam apenas os cabelos liso e cacheados ou para todo tipo de cabelo, então o ideal é que os lisos e ondulados, utilizem os produtos para cabelos lisos, já os cacheados e crespos, os produtos para cabelos cacheados.

Algumas opções de marcas:

Lisos e Ondulados:

 

                              

 

                       
Cacheados e Crespos:
 

 

Para todos os tipos de cabelos:
   

 

Gel para cabelo:

  

 

 

5 – E quanto a hidratação?
Nesse caso as crianças não só podem, quanto devem usar máscara no cabelo, porém a recomendação a ser feita é que essas máscaras sejam mais suaves possíveis. Não compre nenhuma que seja para cabelos quimicamente tratados, nem para cabelos com tinturas. É melhor que usem as máscaras feitas com produtos naturais, como as da linha da Natura e Bio Extratus, ou ainda a de Bronto de Bambu da Novex, por exemplo, pois são naturais e não irão agredir os fios. O tempo máximo é de 20 minutos com touca plástica. Não utilize a térmica.
Bom meus amores é isso, espero que vocês tenham gostado, agora é cuidar dos cabelos das pequenas que elas merecem também rsrs. Espero vocês até a próxima! Um beijão!

“Disse Jesus: Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas”. João: 12, 46.


    1 outubro 2013

    Que post mais fofoooooooooo, me enche de alegria ver artigos para a minha "boneca que fala".
    Sei que a meninada não é o seu alvo, mas sempre q possível posta algo para elas……… obrigada pela
    atenção dada as suas leitoras. Xero no ♥


    1 outubro 2013

    Eu fico muito feliz Leu em atender a todos que me acompanham,inclusive as crianças, afinal elas me acompanham tbm, e vou postar mais coisas sim sobre essas pequenas. Um bjão!


Deixar um comentário